Ser um artista de sucesso com suas obras de arte

Para muitos, ser um artista de sucesso se resume simplesmente em ganhar dinheiro e ser reconhecido na rua, ser convidado para programas de televisão ou qualquer coisa do gênero. No entanto, ter sucesso é algo extremamente único e pessoal.

Cada artista sabe das suas necessidades e do que ele deseja alcançar com suas obras de arte. Para alguns, ter sucesso pode significar vender apenas um quadro, mas muitas vezes eles não têm consciência disso, pois estão se baseando no que os outros consideram como sucesso ou no que chamam de “artista de sucesso”. Vou explicar melhor.

Sucesso é quando você alcança uma meta que você mesmo estabeleceu, e ninguém além de você pode determinar isso. Como artista, você pode ter vários sucessos ao longo da sua carreira, o que proporciona uma vida plena e repleta de conquistas. Essas conquistas vão impulsionando você para o próximo nível de sucesso.

Então, vamos organizar isso de uma maneira simples e listar os marcos que podem compor a trajetória de sucesso de um artista comum, não aquele que já está na vanguarda e é conhecido por todos. Vamos à lista em ordem de progressão:

  1. Pintar o primeiro quadro.
  2. Pintar o segundo quadro.
  3. Fazer uma pequena exposição no meu bairro.
  4. Ter um quadro exposto na casa de um amigo.
  5. Vender o primeiro quadro.
  6. Fazer uma exposição na minha cidade.
  7. Vender o segundo quadro.
  8. Participar de exposições com outros artistas da minha cidade.
  9. Ser indicado para eventos ou prêmios.
  10. Receber uma encomenda de uma obra.
  11. Realizar uma exposição com maior repercussão.
  12. Ser convidado a expor em uma galeria.
  13. Vender dois quadros em um mesmo mês.
  14. Investir em materiais de melhor qualidade.
  15. Montar meu próprio ateliê.
  16. Conseguir pagar minhas despesas com a venda das obras.
  17. Receber encomendas regularmente.
  18. Trocar de carro com os rendimentos da minha arte.

E assim por diante. Perceba que tudo o que está listado representa um sucesso, são etapas do caminho e você está constantemente progredindo e pensando na próxima conquista. Se o foco é em você mesmo, você não se preocupa em ser reconhecido ou em qualquer outra coisa do tipo, você simplesmente concentra-se no seu trabalho para superar etapas e, consequentemente, as pessoas podem começar a se interessar por você. O reconhecimento conhecido como “sucesso” pode até acontecer, mas esse nunca foi e nem deve ser o seu objetivo principal.

Portanto, para ter sucesso na carreira de artista, foque em você, no seu trabalho e nas suas metas pequenas. Assim, o sucesso ocorrerá naturalmente ao longo do tempo, você irá superar as barreiras e, como resultado, terá uma vida tranquila e realizada, sem se preocupar com as definições de sucesso impostas pelos outros.

Entendeu? O sucesso deve ser definido à sua maneira, não da forma como dizem que deve ser.




por: Daniel Bordi
Artista e design
• Duas Bienais de Firenze (2015 e 2017)
• Mais de 150 obras vendidas para todo o mundo
• Mentor de artistas em suas carreiras - Faça parte Clique aqui

Canal no Youtube