Como viver vendendo quadros?

Tudo parece sempre muito simples quando você olha o cenário das outras pessoas: Você viu o Instagram de ciclano, ele tá bombando. Mas a realidade nem sempre é assim.

Podemos dizer que cerca de 1% dos artistas consegue viver bem com sua arte, quando falo viver bem é pagar suas contas em dia, ter uma família e sustentar sua família com seu trabalho, enriquecer, escola para as crianças e tudo que uma vida ok, boa ou muito bom pode proporcionar, e é apenas esse 1% que você segue nas redes sociais, e a impressão que dá é que a vida é assim pra todos os artistas, quando na verdade não é.

Viver de quadro é claro que é possível, mas para isso é necessário alguns passos, com exceção desse 1%, todos os outros precisam se organizar para conseguir viver vendendo quadros.

O primeiro passo é ser artista e gostar do que faz, na sequência com paciência é entender o que faz, qual o estilo da sua arte, aí então produzir, estudar o tema, ficar por dentro e pintar ou desenhar muito e fazer um acervo seu que será um misto de aprendizado com obras. Feito isso é preciso saber onde está seu público e começar a rodear ele de alguma maneira, ser visto por eles de alguma forma e se mostrar interessante para eles. Fase um feita.

Depois comece a mostrar que suas obras estão à venda para esse público, entenda o preço correto para não ficar desconectado com a realidade do seu público, e aí crie suas próprias oportunidades.

As pessoas te conhecem, sabem o que você vende, e você está sempre ativo, produzindo e mostrando essa conexão, agora é hora de vender, exposição, internet, conversa direta, existem muitas maneiras de fazer isso, porém da maneira certa você não vai precisar contar muita história, já que o trabalho de conexão já foi feito, é só oferecer e ver qual quadro será conectado exatamente com um comprador, às vezes o trabalho foi tão bem feito (trabalho todo, desde a conexão, encontrar o nicho) que você vende tudo, as vezes ainda tem alguns detalhes que podem te barrar e você vende menos, mas se você encontrar o ponto de equilíbrio certo, não tenha dúvidas que você vende o primeiro, o segundo, e aí você começa a viver de sua arte.

Tenha paciência, existem cursos para tudo, para vender quadro, para fazer exposição e até para viver da sua arte, investigue e faça da maneira certa, que é possível tenho certeza, mas tem que ser feito com carinho e dedicação.




por: Daniel Bordi
Artista e design
• Duas Bienais de Firenze (2015 e 2017)
• Mais de 150 obras vendidas para todo o mundo
• Mentor de artistas em suas carreiras - Faça parte Clique aqui

Canal no Youtube