Artista por hobby

Qual a diferença entre hobby e trabalho?

Com exceção dos artistas natos, a grande maioria dos artistas iniciantes e, por que não dizer, também alguns que já têm uma bagagem, são artistas por hobby. Eles não pensam em vendas nem em construir uma carreira, simplesmente têm a sua arte para fazer quando têm tempo, mas não se dão conta disso e chamam de trabalho algo que é feito apenas quando têm disponibilidade, depois de seu “trabalho” principal.

Para traduzir essa introdução confusa, vou dar uma explicação que pode esclarecer muita coisa, tirar suas dúvidas e até mesmo colocá-lo na linha.

O hobby é algo que você faz quando quer, na hora que quer e como quer. Por exemplo, se você gosta de ver séries na Netflix, não acorda de manhã com uma meta diária de assistir a um número específico de episódios, fazer um resumo e entregá-lo para alguém. Você simplesmente acorda com vontade de ver ou não e faz isso. E quando você percebe, suas artes recebem o mesmo tratamento, mas você nunca percebeu isso.

A seriedade faz parte do trabalho, do compromisso com o cliente. Muitas vezes, quando você é um artista, o cliente é você mesmo, pois muitas vezes você não tem uma obra vendida, mas precisa criar um trabalho para ver se vende. Se você não der a verdadeira importância para isso, tudo continuará sendo um hobby.

A prática melhora seu “produto final” e suas habilidades com sua arte. Portanto, um ambiente agradável e organizado para fazer sua arte, uma rotina de horários, mesmo que não seja comercial, transforma seu hobby de tempo livre em algo sério e a ser construído. Quando você assume esse compromisso consigo mesmo, aos poucos vai percebendo que vender uma obra é uma recompensa pelo seu esforço. Consequentemente, você se dedica mais para vender mais, ganhar mais e ser reconhecido. E assim, temos uma máquina de arte em funcionamento, pois você entende que o resultado do seu trabalho gera frutos, não apenas momentos de lazer.

Mas não esqueça, se sua arte é apenas um hobby, não há nenhum problema. Continue fazendo e aproveite esse momento para relaxar, desfrutar e se concentrar no que quiser. No entanto, se você deseja ganhar dinheiro, fazer uma exposição ou entrar em uma galeria, é necessário levar as coisas a sério e incluir essa troca de mentalidade.

Por fim, fazer sua arte pode ter qualquer motivo, e todos são livres para ter esse pensamento. Apenas estruture sua carreira e/ou suas artes de acordo com os objetivos que deseja alcançar e não confunda as coisas. Essa confusão pode levar a uma frustração como artista, pois você não entendeu quais coisas devem ser feitas para alcançar aquilo que deseja. Ou então você pode passar a vida tentando algo sem saber como é nem onde buscar, pois não entendeu o caminho que deseja seguir.




por: Daniel Bordi
Artista e design
• Duas Bienais de Firenze (2015 e 2017)
• Mais de 150 obras vendidas para todo o mundo
• Mentor de artistas em suas carreiras - Faça parte Clique aqui

Canal no Youtube