Pintando na melhor idade

Nunca é tarde para começar a pintar

Tomie Otake começou aos 40 anos com incentivo de seus amigos e descobriu uma paixão, uma aptidão e uma maneira única de se expressar em sua arte.

Acho que com essa introdução não precisávamos nem de um texto, mas claro que ela é uma em um milhão, então vamos lá.

A idade não é um fator relevante para realizar um sonho ou ter uma nova carreira, ou ainda fazer aquilo que se gosta na vida. Olhando por qualquer uma dessas perspectivas, você não deveria questionar a idade.

Quando pensamos que estamos velhos para começar uma carreira de artista, estamos enganados. Se o seu trabalho é único, sua experiência só vai agregar, só vai te abrir portas e, ainda mais, só vai ajudar a sua carreira de artista a avançar mais rápido. Aproveite seus contatos ao longo da vida, seu conhecimento em cuidar de dinheiro, organizar tempo e faça disso uma vantagem para você mesmo, construindo uma história diferente e mostrando que a sua idade só ajudou a impulsionar.

Além de construir uma carreira, pintar é algo terapêutico, e pelo meu ponto de vista, deve ser praticado para te colocar em uma dimensão de paz e tranquilidade por todo o tempo que você estiver ali, olhando, concentrando-se e pensando. Naquele momento, não tem filho, neto, varejão nem mercado que possa tirar sua concentração. O importante é deixar fluir e aproveitar o momento. E se, além disso, conseguir ter uma carreira que te motive, exponha seu trabalho junto com amigos, crie um coletivo e faça tudo isso acontecer, você jamais vai envelhecer.

Perceba o que já não é uma novidade para ninguém: uma mente ativa te deixa mais jovem, principalmente quando você fica cheio de desafios, cheio de trabalho e precisa acompanhar um grupo, fazer uma exposição, organizar isso ou aquilo. Pode ter certeza de que não é tarde para começar, é apenas a hora certa.

Concluindo, pintar é uma forma de se expressar, relaxar, viver e, sem hipocrisia, também de vender e fazer dinheiro. Portanto, para todas essas coisas, não existe idade. Agora é só começar e não parar.




por: Daniel Bordi
Artista e design
• Duas Bienais de Firenze (2015 e 2017)
• Mais de 150 obras vendidas para todo o mundo
• Mentor de artistas em suas carreiras - Faça parte Clique aqui

Canal no Youtube